sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Quem tem medo da Matemática? Não somos nós!


Numeracia e floresta


É bem conhecida a relação difícil dos portugueses com a Matemática. Ano após ano, e apesar da evolução que tem vindo a acontecer, continuamos a registar resultados fraquinhos nas avaliações e a assistir a alunos que escolhem determinados cursos ou áreas para "fugir" à tão odiada disciplina. Mas a mim, confesso, o que me causa maior estranheza é acharmos normal que um aluno tenha maus resultados, desde que seja em Matemática. E pior, parece que é um problema hereditário! "Teve uma negativa, foi a Matemática... Comigo era a mesma coisa, nunca tive jeito para os números".

A verdade é que a Matemática está em tudo e em todo o lado, não é nenhum bicho papão e pode até ser muito divertida. E com pouca coisa se pode brincar e desenvolver a numeracia. 

Sempre que passeamos pelo campo, é certo que o Curiosity há-de apanhar pelo caminho um sem número de "tesouros", e entre folhas e pedrinhas, sementes e florzinhas, acabo sempre por chegar a casa com os bolsos cheios (para não faltar à verdade, tenho de admitir que também tenho alguma responsabilidade). Por este motivo, não me faltou matéria prima para as atividades sobre a floresta que temos andado a desenvolver. Aqui estão três exemplos de atividades que fizemos para desenvolver a numeracia.


Contagens

Numeracia e floresta


Os elementos naturais são peças excelentes para pôr os pequenotes a contar e desenvolver o sentido de número. Tenha o cuidado de colocar o número certo de peças pois isso servirá de controlo do erro (depois de todas colocadas, não deve faltar nem sobrar nenhuma, se isso não acontecer o pequenote sabe que cometeu algum erro e que tem de o corrigir).





Padrões e sequências

Numeracia e floresta

Podemos fazer um jogo em que criamos sequências com elementos naturais e perguntamos o que vem a seguir. 

Numeracia e floresta



Numeracia e floresta
Classificação


Esta é uma competência que não é exclusiva da Matemática. De acordo com os materiais disponíveis e os interesses da criança, pode pedir-lhe para dividir os elementos recolhidos de acordo com inúmeros critérios: os que são verdes e os que são castanhos, os que são de origem vegetal, animal e mineral, os que são sementes e os que são folhas, etc.



Bons passeios!








1 comentário: