sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Trabalhos manuais sobre a floresta - quatro abordagens tradicionais

Trabalhos manuais sobre a floresta

As árvores são, sob vários aspetos, dos seres vivos mais impressionantes que existem no planeta (na minha opinião, claro).  Em particular, sempre achei lindíssimas as folhas das árvores, especialmente na época em que nos encontramos. Por esse motivo, não foi preciso pensar muito nem inventar grandes novidades para trabalhar com o Curiosity na área da Expressão Plástica sobre o tema da Floresta, tendo optado por abordagens tradicionais mas que conduzem sempre a experiências e resultados interessantes.

Uma das técnicas que experimentámos foi a de riscar uma folha de papel colocada sobre folhas de árvores. Usámos lápis de cera por ser um dos materiais preferidos do Curiosity mas poderíamos ter experimentado outros como lápis de cor, grafite ou até giz. No futuro gostava de repetir mas para reproduzir a textura dos troncos das árvores.

Também recorremos aos velhinhos mas sempre divertidos carimbos de batata, com os quais simulámos as folhas outonais.

Imprimimos as próprias folhas, cobrindo-as com uma camada de tinta e pressionando uma folha de papel sobre elas. Aqui, a maior dificuldade foi colocar a quantidade de tinta mais adequada (para o Curiosity, quanto mais, melhor).

Por último, usámos as folhas como moldes, pintando em volta dos bordos com pequenas pancadas de pincel, criando assim um negativo da folha.

Todas correram bastante bem pelo que espero voltar a usar estas técnicas noutros contextos. Podem ver o produto de cada uma delas na imagem acima (como sempre, da autoria do Curiosity).



Sem comentários:

Enviar um comentário