terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A pinha que prevê o estado do tempo


Experiência com pinha


Mesmo em época festiva não podia faltar um pouco de Ciência. Com os pinheiros de natal a cintilarem por todo o lado, nada melhor do que uma experiência com pinhas.

Material:

- Pinha seca;
- água;
- taça de vidro ou plástico transparente;
- secador de cabelo.

Experiência com pinha



1. Peça à criança para observar a pinha e descrever o que vê.

2. Peça-lhe para colocar a pinha dentro da taça com água e prever o que vai acontecer.

3. Deixe a pinha dentro de água durante algum tempo (no mínimo, uma hora). Peça à criança para descrever o que aconteceu.

4. Seque a pinha usando o secador de cabelo. O que sucede?


Quando a pinha está seca, as suas escamas estão abertas; após estar mergulhada em água, a pinha fecha-se e volta a abrir se a deixarmos secar novamente. Isto acontece porque as escamas da pinha são constituídas por dois materiais diferentes, em que o exterior tem uma taxa de expansão higroscópica mais elevada do que o interior. Desta forma, a pinha consegue proteger as sementes da humidade. É por isso que em dias muito húmidos as pinhas estão fechadas, abrindo quando o tempo está quente e seco.   


2 comentários:

  1. Vou fazer quando ele estiver mais velhinho☺

    ResponderEliminar
  2. Acho que podes fazer já... Só tens de adaptar a linguagem à idade pois o procedimento é suficientemente simples para ser executado por crianças pequenas. Quanto à explicação, esta é para os adultos, dependendo da idade da criança pode ser-lhe dito, por exemplo, que as pinhas não querem que as sementes se molhem por isso fecham-se para a água não entrar, tal como nós fechamos o casaco quando está a chover. E é um bom pretexto para comer uns pinhões ;-)

    ResponderEliminar