terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Carimbos de embalagens de esferovite

Carimbos feitos de embalagens de esferovite


Tenho uma mania que talvez venha do facto de ser professora, ainda para mais de Físico-Química: sempre que possível, gosto de reutilizar/reciclar coisas que iriam para o lixo nas atividades que faço com o Curiosity. Aposto que já tinham percebido! Dificilmente conseguimos ensinar algo em que não acreditemos, e eu acredito que todos temos a obrigação de cuidar melhor do nosso planeta do que aquilo que temos feito até agora. Numa sociedade em que é difícil não produzir quantidades enormes de lixo, ao menos que ele possa voltar a ser útil.

Mesmo tentando reduzir a quantidade de embalagens associadas às compras aqui de casa, há sempre muitas! Sacos, frascos, pacotes e até aqueles tabuleirinhos em esferovite em que são acondicionados alguns produtos alimentares e que, embora sendo evitados, lá acabam por aparecer. Por vezes uso-os para colocar as tintas, como se fossem uma paleta de pintor, mas estes tiveram um fim diferente: foram transformados em carimbos. Querem saber como?



Material:

- Tabuleiros de esferovite;
- tesoura; 
- guaches;
- pincel ou rolo de esponja;
- papel;
- pano;
- lápis ou lapiseira.



Carimbos feitos de embalagens de esferovite


1. Comece por cortar a parte plana do tabuleiro usando uma tesoura e dê-lhe a dimensão desejada.

2. Peça à criança para fazer um desenho simples (quanto mais pormenores o desenho tiver, maior será a dificuldade de fazer o carimbo).

3. Coloque o papel em cima do esferovite e contorne o desenho com o lápis.

4. Volte a passar por cima do desenho que copiou para a placa de esferovite. Os sulcos devem ficar bem marcados.

5. Depois de escolhida a cor para a impressão, coloca-se um pouco de guache (não diluir) na placa e espalha-se com a ajuda do pincel ou do rolo, de modo a obter uma camada fina e uniforme de tinta em toda a placa.

6. Coloque o papel onde vão imprimir sobre a placa de esferovite com tinta e pressione (pode ajudar com um pano).

7. Retire o papel com cuidado e deixe a tinta secar.


Está pronta a impressão! O carimbo (ou gravura) pode ser usado as vezes que quisermos. Este é um método fácil, barato e amigo do ambiente que pode ser usado pelos nossos pequenotes para fazer postais, quadros ou o que a imaginação ditar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário