quinta-feira, 22 de junho de 2017

Aniversários sem açúcar (sugestões dos leitores)

Na última publicação ("Abaixo as gomas! Viva a salsa!") pedi aos leitores que partilhassem sugestões sobre lembranças para oferecer aos colegas e amiguinhos nas festas de aniversário, que não fossem doces e que tivessem preços acessíveis. Chegaram-me algumas ideias bem interessantes e, como a preocupação com o consumo excessivo de açúcar pelas crianças me parece um assunto muito pertinente, resolvi fazer uma lista que irá sendo enriquecida com mais propostas que queiram partilhar connosco.

- Boião de plasticina e formas (podemos comprar embalagens com vários boiões e várias formas e dividi-los por sacos de oferta).

Lembranças de aniversário


- Livros de autocolantes (há algum miúdo que não adore colar autocolantes?).

Lembranças de aniversário


- Miniaturas de plástico (vendem-se nas lojas de artigos para festas).


- Narizes dos Doutores Palhaços (à venda em hospitais; os miúdos adoram mascarar-se de palhaço e estamos a contribuir para a Operação Nariz Vermelho).

Lembranças de aniversário


- Esculturas feitas pelo aniversariante para os amigos, por exemplo, usando barro e conchas ou pedrinhas.

- Caixa de lápis de cor e livro para pintar (pode ser feito fotocopiando imagens a preto e branco, é possível encontrar imagens para pintar sobre os mais variados temas e personagens na internet).

Lembranças de aniversário

- Em vez de oferecer uma lembrança a cada um dos colegas, uma opção que me pareceu muito interessante é a de o aniversariante oferecer à sala/turma algo que possa ser usado por todos, como um jogo ou um livro para a biblioteca de turma.


Como a preocupação com o açúcar é extensível à festa de aniversário, partilho também alguns links para receitas mais saudáveis mas igualmente apetitosas que fui encontrando pela internet.

- Queques de banana e aveia com mirtilos, de As minhas receitas.

- Brigadeiros vegan, de Receita para tudo.

- Trufas de abacate e chocolate, de Casal mistério.

- Bolo de espinafres, de Notas soltas & coisas doces.


A ecologia anda de mãos dadas com a saúde, pelo que opções ecológicas na festa de aniversário são bem vindas. Como a de o aniversariante participar na decoração da sua festa, fazendo grinaldas e coroas com materiais naturais como folhas, pinhas ou bolotas, para acolher os convidados.

Há por aí mais ideias saudáveis, giras e em conta que queiram partilhar connosco?

2 comentários:

  1. Estou ansiosa por que a minha filhota chegue a esta fase :)
    Gostei da ideia de oferecer uma prenda a toda a turma, assim até estimula a interacção entre todos. Também deve ser giro dar a oportunidade aos nossos filhos de encontrarem coisas em casa que possam reciclar e transformar em prendinhas giras para os amigos.

    Boas ideias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando chegar essa altura, já sabe, partilhe :) De certeza que vai ter ideias fantásticas!

      Eliminar