sexta-feira, 10 de março de 2017

A árvore das letras

Aprender o alfabeto com a árvore das letras

Embora ainda estejamos no inverno, tudo lá fora já nos lembra a primavera. E como quem diz primavera diz árvores e insetos, resolvi partilhar convosco uma atividade que preparei para o Curiosity no ano passado. Recordam-se da árvore das cores? Provavelmente não mas podem vê-la aqui. Como disse na altura, usei a estrutura dessa atividade para trabalhar outras competências para além das cores. Hoje trago-vos a descrição de como a usámos para melhorar o conhecimento do alfabeto.

Desde muito pequeno que o Curiosity adora letras, por isso aprendeu a reconhecer as letras maiúsculas de máquina há já muito tempo. O principal objetivo desta atividade era treinar o reconhecimento das letras minúsculas, onde ainda tinha algumas dúvidas bastante comuns (hesitava entre o n e o h, trocava o b com o d e o p com o q). Resolvi então usar o tronco de cartão que tinha feito para a atividade da árvore das cores para fazer uma árvore de letras. Para isso, fiz folhas em cartolina verde, cada uma com uma letra maiúscula, que plastifiquei, furei e prendi com um clip ao tronco de cartão. Na verdade, antes de montar a árvore ainda pedi ao Curiosity que ordenasse as letras, o que ele fez cantando a canção do alfabeto.



Também criei uns "insetos" com as letras minúsculas, imprimi-os e plastifiquei-os. A tarefa seguinte foi colocar cada inseto na folha correspondente, prendendo-o com uma mola.

Aprender o alfabeto com a árvore das letras

Numa terceira fase, pedi ao Curiosity que também ordenasse as letras minúsculas e que separasse as vogais das consoantes. Ele aproveitou para escrever o nome usando as letras.

As tarefas foram distribuídas por vários dias para que não se fartasse da atividade. Algumas foram repetidas e, como deixei a árvore montada e acessível com os "insetos" num cestinho, o Curiosity fez várias vezes a correspondência entre as letras por sua própria iniciativa.

Fica a ideia, que pode ser usada para o treino de outras competências. Podem colocar números nas folhas e variar o número de patas nos insetos, se quiserem trabalhar o sentido do número, ou uma conta para associar ao resultado, enfim, as possibilidades são imensas!

Como sempre, não partilho apenas a ideia. Para quem quiser colocá-la em prática sem ter muito trabalho, deixo também o ficheiro que pode ser descarregado aqui.







Sem comentários:

Enviar um comentário